sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Maria Mutola anuncia retirada


MOÇAMBICANA AINDA DESEJA 8.º TÍTULO MUNDIAL EM PISTA COBERTA

A moçambicana Maria Mutola, campeã olímpica de 800 metros em Sydney’2000, anunciou ontem a sua retirada das pistas no final desta época, durante a qual a atleta, de 35 anos, pretende conquistar em Valência o oitavo título mundial de pista coberta e conseguir em Pequim a terceira medalha olímpica (depois do ouro de Sydney e do bronze de Atlanta’1996).

Serão os seus sextos Jogos Olímpicos desde a estreia em Seul’1988. Além das duas medalhas, Mutola, que chegou ao primeiro plano mundial em 1991 e nunca mais o deixou, tem ainda um quarto e um quinto lugares olímpicos.

Ontem, através do seu representante Jeff Fund, a multicampeã mundial (tem também três títulos de ar livre) anunciou a retirada. Antiga jogadora de futebol, cedo deu nas vistas como atleta e chegou a ser indicada ao Benfica.

Acabou por não vir para Portugal mas conseguiu uma bolsa da Solidariedade Olímpica e foi treinar-se e estudar para Eugene, nos Estados Unidos. Começou então uma carreira de sucesso, com longos períodos de invencibilidade, o mais prolongado dos quais de 50 vitórias sucessivas em 800 m entre 1992 e o terceiro lugar olímpico de 1996. Desde 1991 correu os 800 m com tempos abaixo dos 2 minutos em 191 (!) ocasiões.

Em 2003 foi a única vencedora na Liga Dourada, arrecadando um milhão de dólares. Com o dinheiro que ganhou, criou uma fundação com o seu nome, sob o lema “apoiar, ajudar e desenvolver Moçambique”.

Fonte: Jornal Record

Sem comentários: